segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entrevista com Pe.Vitor(Reitor do Santuário Santa Luzia) parte II

FDR: Padre Victor,e a Espiritualidade no Santuário...

Pe.victor: O Santuário vive a espiritualidade das CEB'S,através de estudos em grupos e do projeto paroquial ORAI SEM CESSAR(que são grupos de familias que se reunem umas com as outras para rezarem o terço e partilharem a palavra);no santuário há também Adorações ao Santíssimo diáriamente às 17:30 hs e às sextas das 6:00hs da manhã até as 18:00hs;Além dos movimentos que somam forças à nossa espiritualidade como a Legião de Maria,Rcc e os Leigos Dehonianos.

FDR: Atualmente,nossa diocese esta vivendo um projeto de evangelização missionaria chamado SANTAS MISSÕES POPULARES,conte-nos um pouco sobre esse projeto.
Pe.Victor:
As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje. “O nosso batismo nos põe em movimento. A nossa vida é para ser gasta em direção dos outros: Ide pelo mundo inteiro...”

SANTAS
  • Porque são inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando “uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade”.
  • Porque é um tempo de graça, “tempo favorável por excelência, o dia da salvação” (2Cor 6,2).
MISSÕES

  • Porque é um tempo de andar, de sair, de ser enviado. Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo “Caminho, Verdade e Vida”.
  • Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação.
  • A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24 ).
POPULARES
  • Porque acontecem no meio do povo e com o povo e a partir de sua realidade, de seus anseios e clamores.
  • Porque o povo, a comunidade local, formada de homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão.
Porque são todos convidados à conversão de vida e para a transformação da realidade segundo a opção e proposta de Jesus no Sermão da Montanha.
Nosso Santuário vive juntamente com toda a Diocese( VIANA) um período de 4 anos de santas missões,que já vem desde 2010 e vai até 2014.
FDR: Padre,este ano o santuário apresentou à comunidade luziense o ARRAIAL DO SANTUÁRIO e o BOI DA LUZ.Como surgiu a idéia destes projetos?
Pe.Victor:Chegando em Santa Luzia,conversando com algumas pessoas,ouvi comentarios sobre como as festividades da cidade estavam violentas e que ja não tinham mais a mesma essencia da diversão sadia.Então nós,padres e frateres,pensamos nisso junto as lideranças da igreja e decidimos criar o ARRAIÁ DO SANTUÁRIO,visando valorizar mais a cultura maranhense e unir as festividades juninas ao aniversário do Santuário(22/06). Daí,surgiu o projeto do Boi da Luz que reflete a identidade da cultura maranhense.
O Arraial do Santuário vem resgatar a alegria das festividades juninas.hoje no boi da Luz temos até pessoas de outras denominações cristãs unidos como se devem ser os verdadeiros servos de cristo!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ENTREVISTA COM Pe.VITOR DE JESUS(REITOR DO SANTUARIO SANTA LUZIA) PARTE I

FDR:Padre,agradecemos a sua docilidade em nos ceder esta entrevista-visando sua agenda corrida como reitor do santuário-desde já muitíssimo obrigado.
Estamos aqui com Pe.vitor de Jesus,reitor do Santuário Santa Luzia (pois comemoramos os 42 anos de pároquia Santa Luzia).

FDR:iniciamos nossa entrevista com uma pergunta interessante:Como o carisma Dehoniano chegou cidade de Santa Luzia?
Pe.VITOR:  A diocese de Viana foi criada em 30/10/1962, desmembrada da Arquidiocese de São Luís e o primeiro Bispo foi Dom Hamleto de Angelis, msc (1963-1967), religioso italiano da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração.Em 1963, Dom Hamleto de Agelis, celebrou a primeira Missa em Santa Luzia, como Bispo de Viana, ainda em latim, traduzida pelo Pe. Chagas e colocou a pedra fundamental da construção da primeira Igreja Matriz, no local onde era o velho aeroporto, hoje Praça da Matriz.A cidade de Santa Luzia com a vinda de pessoas de várias cidades do Maranhão e de outros estados do nordeste e com ela a Paróquia. Em 1968 foram batizadas 115 pessoas.Em 22 de junho de 1969, a Comunidade Santa Luzia foi elevada a Paróquia Santa Luzia com a proclamação pública do Vigário Capitular Pe. Mário Cuomo, do primeiro Pároco, o Pe. Silvano Rossi e do seu vigário auxiliar Padre Afonso de Caro.Em 26 de fevereiro de 1977, chegaram os primeiros missionários Dehonianos da Congregação dos Padres do Sagrado
Coração de Jesus. Dom Adalberto Paulo da Silva (1975-1995), terceiro Bispo de Viana empossa como Pároco Pe. Ivo Nicolau Scheid  scj e seus vigários auxiliares, Pe. André Engel  scj e Pe. Leonardo Hellmann  scj.No ano de 1978, Pe. Ivo deu inicio à construção da segunda Igreja Matriz. No ano de 2002, com a Paróquia sob a direção do PE. Vilson Basso  scj  inicia-se a construção da atual e terceira Igreja Matriz que, após um ano e meio de muito trabalho e a ajuda do povo, foi inaugurada em 22 de junho de 2003, esta que dia 13 de 2006 vai ser elevada a Santuário.Elencamos a seqüência dos párocos de Santa Luzia: Pe. Silvano Rossi (1969-1976); Pe. Nicolau Scheid  scj (1977-1982); Pe. Ivo José Ritter  scj (1983-1990); Pe. Dário Paloschi  scj (1991-1993); Pe. Odilo Hoepers  scj (1994-1997); Pe. Vilson Basso  scj (1998-2003) e Pe. Eugênio Venzon  scj, desde de 2003 até o momento.A Paróquia Santa Luzia cresceu, se multiplicou e hoje somos 186 Comunidades Eclesiais de Base, dentre as temos quatro comunidades indígenas. A extensão territorial é de 6.133,4 Km² e o número de habitantes da cidade é de 80.794 (cf. IBGE 2005). Santa Luzia tem 1/3 da área da diocese de Viana.Santa Luzia, protetora dos olhos, é hoje uma santa muito procurada, pois no maranhão sofrem de cegueira devida a má alimentação e mesmo outras causas de hereditariedade etc. Portanto, devido ao intenso trabalho de evangelização dos padres, religiosos e religiosas e leigos missionários que passaram por nossa Paróquia a devoção a Santa Luzia é muito forte em toda a parte. Muitas pessoas vêm visitar e pagar promessas no dia 13 de dezembro e mesmo durante o ano. Por causa disso, nós estamos muito felizes e por isso esta edição especial do nosso jornal “O Santuário Santa Luzia”, por ocasião da elevação de nossa Paróquia a Santuário Santa Luzia.
FDR: Conte-nos um pouco sobre sua vocação sacerdotal.
Pe.VITOR: Eu venho de uma familia do interior,onde me criei lá e depois nos mudamos para a cidade;cresci com o trabalho das CEB'S(comunidades eclesiais de base)muito presente e forte.Haviam certas dificuldades para ir à missa(havia uma missa acada dois meses),andávamos seis quilomentros até chegar na igreja(eu e minha familia,sou o mais novo de dez irmaos)mas nem por isso nos desanimávamos;do contrario,era sempre uma festa  e uma imensa alegria fazer aquele percurso em familia.Aí a gente percebe a grande importância de se ter pais presenetes na vida de seus filhos e no incentivo as praticas da igreja,nos valores cristaos etc.
Eu,particularmente ,na minha infância e adolescência,nunca tinha pensado emm ser padre;minha vocação foi amadurecendo nas atividades pastorais,e diga-se de passagem fui um jovem como todos os outros de minha idade até então,e um fato que foi fundamental para minha caminhada vocacional foi o testemunho de vida do pároco de minha cidade:um homem de presença,disponibilidade,simples e de um diálogo aberto.
Sempre me impus,em minha caminhada vocacional à missão e sempre tive uma devoçãoe specail por Santa Terezinha do Menino Jesus.Tenho um sonho de fazer uma experiência fora do Brasil(penso em Africa).
FDR: padre e como surgiu o convite para o Sr. vir para santa luzia?
Pe.VITOR: No anos de 2009 eu estava em taubaté,era o período das provas finais e no dia 01/10 (dia de santa Terezinha,vejam só!)às 22:00 hs toca o telefone e um irmão de congregação veio me dizer que era Pe.Mariano(nosso superior)e que ele queria falar comigo.Logo pensei, o que que eu fiz de errado dessa vez?(risos)porquê,um superior ligando aquela hora e em meio de semana é algo a se pensar...(mais risos).Pe.Mariano disse-me que estava com Pe.Eugênio Vezon que ao saber do meu perfil,pediu que me convidassem para vir pra Cá.Não dei a resposta de imediato,tempos depois conversei novamente com Pe.Eugênio e Cá estou.
FDR: padre,conte-nos sobre as Pastorais do Santuário.
Pe.VITOR: Hoje no Santuário há 25 pastorais(contando os movimentos),algumas em pleno funcionamento outra em estado de reestruturação e retomada de suas atividades,como: a Pastoral da Criança (que é muito forte em nossa cidade),a Pastoral da Crisma,Pastoral da Catequese,Pastoral da juventude,dentre outras...
Pastoral faz parte da caminhada da igreja e é de suma importância assim como os movimentos que hoje estão presente em nossa paróquia:Legião de Maria,Renovação Carismatica Católica e os Leigos Dehonianos.
FDR:Padre,quantas comunidades eclesiais de Base exixtem hoje em nosso Santuário?
Pe.VITOR: 182 comunidades.
FDR: E os animadores? Qual a importãncia dessas pessoas para a ação evangelizadora da Igreja em Santa Luzia-ma?
Pe.VITOR: Os animadores de comunidades são ''a extenção  dos padres''na vida das comunidades,para a formação e informação das pessoas.''O bom animador é aquele que sabe que não é dono da comunidade,mas se doa pelo bem de todos''.


terça-feira, 21 de junho de 2011

MEDJUGORJE


Aparição de Nossa Senhora em Medjugorje
Bósnia Herzegovina – 1981.

Onde aconteceu: Bósnia Herzegovina (ex-Iugoslávia)
 
Quando: Em1981.
 
A quem: A seis jovens (04 moças e 02 rapazes)
 
Os fatos: O infinito Amor da SANTÍSSIMA TRINDADE para salvação do mundo, nos trouxe, através de sua Diletíssima Filha, Mãe e Esposa, a Santíssima Virgem MARIA, a incomensurável graça, chamada Mediugórie. 
No denominado grande século das Aparições Marianas (séc XX), encontram esse pequeno e pobre vilarejo, nas montanhas, como um especial “fecho de ouro” para tão iluminada e agraciado período na história da humanidade. Foi, literalmente, uma centena de anos em que os Céus se abriram e se projetaram sobre uma humanidade em contínuo afastamento e rejeição a Seu Criador, Salvador e Senhor. Porém o Deus Misericórdia e Fiel, continua ainda, no inicio desse novo milênio, a derramar-nos tão copiosa graças, pois a rainha do Céu e da Terra permanece orientando-nos em Mediugórie. Até agora 26 anos.
    
Mais um vez pedimos para que as pessoas busquem ampliar as informações que aqui são passadas, pois tratam-se apenas de resumos, perante a grandeza da totalidade dos acontecimentos. Precisamos cada vez mais “investir” naquela vida que é eterna, em contrapartida desta que é tão fugaz e ilusória, porém decisiva para a futura morada de nossas almas.
        
A partir de 24 de junho de 1981, em torno das 18 horas (hora local) (14 horas no Brasil), Nossa Senhora apareceu a seis jovens: Jakoo (10 anos), Ivanka (15 anos), Ivan (16 anos), Marija (16 anos), Mirjana (16 anos) e Vicka (16 anos). Apresentou-se como Rainha da Paz dizendo que fazia ao mundo um último (derradeiro) apelo á conversão. São as mais intensas e ricas em sinais e prodígios, na história da humanidade. A Mãe de Deus tem aparência de 20 anos, cabelos longos e escuros, olhos azuis, face rosada; em suma uma belíssima jovem. Usa normalmente, um vestido cinza azulado e véu branco. Sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas, e tem os pés apoiados em uma nuvem, não tocando o chão.
        
No início das manifestações, os habitantes de Mediugórie, inclusive um padre, viram Nossa Senhora. A primeira vez quando rezavam o Rosário na Igreja, depois quando ela apareceu no alto do monte da Cruz (Krizevach), e lá permaneceu por 35 minutos. Sinais no sol, na lua e nas estrelas são confirmados por quase todos os peregrinos que vão até lá. Milhares de curas milagrosas estão documentadas no escritório paroquial. As curas espirituais somam milhões.
        
As autoridades iugoslavas procuram reprimir os acontecimentos. Duas agentes do governo, quando procuravam afastar os jovens de uma Aparição, viram sinais extraordinárias e, espantadas, mudaram-se para regiões distantes dali. Tentaram fazer os jovens passarem por loucos mas, ao término dos exames investigatórios de sanidade, a média afirmou: “Loucos são aqueles que os trouxeram aqui”! Prenderam o vigário, porém as fechaduras das celas em que era colocado, não fechavam. As luzes, em sua cela, ligavam sozinhas. Os policiais, muitas vezes, ao desligarem os interruptores, as lâmpadas permaneciam, ou voltavam a ligar. Estes e outros fatos produziram muitas conversões.
        
O documento entregue a Mirjana por Nossa Senhora, em que constam os 10 segredos, e que só ela consegue ler, foi examinado por cientistas que afirmam ser a sua composição de origem desconhecida na face da Terra. Físicas nucleares também foram a Mediugórie, e seus sofisticados aparelhos de medir energia radio ativa, acusarem uma taxa tão elevada na hora da Aparição, que se fosse radioatividade nuclear, seria mortal para todos. Eles também expressaram, até em livros, suas convicções favoráveis ao que ocorre em Mediugórie. As pesquisas científicas excluíram a doença, a mentira e a manipulação, como base das manifestações de Nossa Senhora aos jovens. O parecer unânime dos especialistas é de que os jovens são pessoas normais.  
A virgem Santíssima ao confiar aos videntes os 10 segredos, aprovou o nome do padre Peter que deverá divulga-los, três dias antes de ocorrerem. O primeiro deles é muito doloroso, e diz respeito a uma determinada região do mundo, que será totalmente devastada. O terceiro segredo será um grande sinal visível, palpável e permanente a ser deixado na Colina das Aparições (Podbrdo). Os jovens já o contemplaram, em visão, e sabem a data em que será deixada. Depois dele, os incrédulos sentirão grande sofrimento interior e um terrível remorso. Eles acreditarão, mas não haverá mais tempo para a conversão. Após a realização do 10º segredo, o poder de satanás será destruído, e um novo pentecostes marcará o início de um Novo Tempo.
 
Um breve resumo das palavras de Nossa Senhora:
 
__” Venho para converter e reconciliar todo o mundo”.
 
__ “Bem aventurados aqueles que não viram e crêem”!
 
__ “Eu sou a Bem-Aventurada Virgem Maria”!
 
__ “Paz, Paz, Paz. Reconciliai-vos! Paz com Deus e entre vós”.
 
__ “A paz deve reinar entre o homem e Deus, e entre os homens”.
 
__ “Que o povo creia e persevere na fé”.
 
__”Não tenhais medo. Suportareis as perseguições. Deveis crer e ter confiança em Mim”.
 
__ “Há um só Deus, uma só fé, criam com firmeza, tenham confiança”.
 
__ “Caros filhos, vos chamo à paz. Vivei a paz nos vossos corações e no vosso ambiente, a fim de que todos possam conhecer a paz que não vem de vós, mas de DEUS... Celebrai o nascimento de JESUS com Minha paz, a paz com a qual Eu vim como vossa Mãe, Rainha da paz”. (25/12/1988)
 
__ “Caros filhos, sem amor não podeis viver a paz. O fruto da paz é o amor, e o fruto do amor é o perdão. Eu estou convosco e vos convido a todos a perdoar, antes de tudo, na família, e depois podeis perdoar aos outros”. (25/01/1996)
 
__ “Hoje vos convido a vos decidir por Deus, porque o afastamento de Deus tem como fruto a falta de paz no vosso coração. Somente Deus é paz! Por isso, aproximai-vos dele por meio de vossa oração pessoal e vivereis, depois, a paz em vosso coração. Assim, a paz do vosso coração poderá correr, como um rio, pelo mundo todo. Não faleis de paz, mas construí a paz”. (25/02/1991)
 
__ “Caros filhos, hoje vos convido, a todos que ouvistes a Minha mensagem de paz, a realizá-la com seriedade e amor na vida”. (25/05/1991)
 
__ “Hoje, filhinhos, não tendes paz, mas aspirais a ela. Por isso, com Meu Filho Jesus, neste dia, vos convido: rezai, rezai, rezai,porque sem oração não tendes nem alegria, nem paz, nem futuro. Aspirai a paz e procurai-a. Deus é a verdadeira paz”. (25/12/1998)
 
__ ”Existem muitos que não querem ouvir as Minhas mensagens, nem aceitar com seriedade aquilo que Eu digo: Mas por isso convido a vós, e rogo, a fim de que, com a vossa vida, e na vida cotidiana, testemunhem a Minha presença. Rezai! Deus vos ajudará a descobrir a razão da Minha vinda”. (25/06/1991)
 
__ “Deus deu a todos a liberdade, que Eu respeito com todo o amor, e Eu me submeto, na Minha humildade, à vossa liberdade”. (25/11/1987)
 
__ “Também hoje Eu vos convido à conversão total. Ela é difícil para todos aqueles que não escolheram a Deus. Convido-os queridos filhos, a converter-vos totalmente a Deus”. (25/01/1988)
 
__ “Eu vos peço para acolherdes, a partir de hoje, o caminho da santidade. Eu vos amo e, por isso, desejo que sejais santos... Rezai e acolhei tudo aquilo que Deus vos oferece neste caminho que é doloroso. Para quem começa a percorre-lo, no entanto, Deus revela toda a Sua doçura, de modo que responderá, voluntariamente, a cada chamado Meu. Busquem o Céu”. (25/07/1987)
 
__“Queridos filhos! Também hoje, Eu os convido a se converterem e a acreditarem mais firmemente em Deus. Filhinhos, vocês buscam a paz e rezam de diferentes maneiras, mas vocês ainda não deram os seus corações a Deus, para Ele os encher com Seu amor. Vejam, é por isso que Eu estou com vocês, para ensiná-los e trazê-los para mais perto do amor de Deus. Se vocês amarem a Deus acima de tudo mais, será fácil para vocês abrirem os seus corações a Ele. Obrigado por terem respondido à Minha chamada”. (25/05/1999)
 
__ “Queridos filhos! Hoje, Eu os convido a glorificarem a Deus; que o Nome de DEUS seja Santo em seus corações e em suas vidas. Filhinhos, quando vocês se encontram na Santidade de Deus, Ele está com vocês e lhes concede a paz e a alegria que vem de DEUS, somente pro meio da oração. Por isso Filhinhos, renovem a oração nas suas famílias, e o seu coração glorificará o Santo Nome de Deus; e o paraíso reinará em seus corações. Eu estou junto de vocês e intercedo por vocês diante de Deus. Obrigado por terem respondido a minha chamada”. (25/05/1997)
 
__”Caros filhos, hoje desejo fazer vos um convite: rezai, rezai, rezai. Na oração experimentarei uma grande alegria e encontrareis a solução para qualquer situação difícil”. (23/03/1985)
 
__ “Caros filhos, hoje vos convido a renovar a oração nas vossas casas... Agora dedicai-vos à oração. Que a oração passe a ocupar o primeiro lugar nas vossas famílias”. (01/11/1984)
 
__ “Queridos filhos! Hoje, filhinhos, Eu os convido a estarem com Jesus, por meio da oração, a fim de poderem descobrir através de uma experiência pessoal a oração, a beleza das criaturas de Deus. Vocês não podem falar ou testemunhar sobre a oração se não rezam. Por isso, filhinhos, no silêncio do coração permaneçam com Jesus, para que Ele possa mudar e transformar vocês com o seu amor. Este é para vocês, filhinhos, um tempo de graça. Façam bom uso dele para sua conversão pessoal, porque, quando vocês possuem a Deus, possuem tudo. Obrigado por terem respondido à Minha chamada”. (25/07/1998)
 
__ “Convido-vos a rezar e jejuar ainda mais”. (25/08/1991)
 
__ “Gostaria que as pessoas rezassem Comigo no dia de hoje. E que rezem o máximo possível. Que, além disso, jejuem nas quartas e sextas-feiras. Que rezem cada dia, pelo menos, o Rosário”. (14/08/1984)
 
__ “Convido-vos a jejuar com o coração”. (20/09/1984)
 
__ “Queridos filhos! Não esqueçam que vocês estão aqui na Terra no caminho para a eternidade e que a sua morada é no Céu. Por isso, filhinhos, estejam abertos ao amor de Deus e abandonem o egoísmo e o pecado. Que a sua alegria esteja apenas no descobrir a Deus na oração cotidiana. Por esse motivo, façam um bom uso de seu tempo e rezem, rezem, rezem. Deus está junto de vocês na oração e por meio da oração. Obrigado por terem respondido à Minha Chamada”.
__” Queridos filhos! Hoje, eu convido vocês a se prepararem para a vinda de Jesus. De modo especial, preparem os seus corações. Que a Santa Confissão seja para vocês o primeiro ato de conversão. Então, queridos filhos, decidam-se pela santidade. Que a sua conversão e decisão pela santidade comecem hoje e não amanhã. Filhinhos, Eu chamo todos vocês para o caminho da salvação e desejo mostrar-lhes a estrada para o paraíso. Por isso, filhinhos, sejam meus e decidam-se Comigo pela santidade. Filhinhos, aceitem a oração com seriedade e rezem, rezem, rezem. (25/11/1998)
 
Os segredos de Mediugórie: (mais detalhes)
 
Padre Tomislao Vlasic, um dos sacerdotes que acompanham os videntes, diz o seguinte: “Numa Aparição que durou cerca de sete a oito minutos, Nossa Senhora mostrou a Mirjana, pela primeira vez (25/10/1985), como numa espécie de filme, o estado desolador em que o mundo se encontrará por ocasião da realização do primeiro segredo”. Foi dito, depois, que se tratava de uma região do mundo.
Mirjana, presenciando aquelas cenas, chorou e perguntou a Nossa Senhora:
 
__ Como é que isso acontecerá tão depressa?
 
__ Porque há muito pecado no mundo – respondeu a Virgem.
 
__ Que fazer? Que fazer? A Senhora não nos ajuda? – Perguntou Mirjana.
 
__ Lembrai-vos de que Eu vos amo. Sou Mãe e estou aqui por isso. Não deveis temer, porque Eu estou presente respondeu nossa Mãe.
        
Mirjana saiu agitada daquela visão. E concluiu: Devemos tomar a sério as advertências de Nossa Senhora. Este é o tempo da graça e da conversão. Ouçamos o apelo constante da boa Mãe. Virá depois o tempo da Purificação. Com o aparecimento do sinal visível, prometido por Nossa Senhora, o mundo saberá com certeza que Deus existe, mas será demasiadamente tarde para se converter. O encontro com a realidade Celeste trará grande dor aos que não tiverem aproveitado os avisos para se converter; ao passo que todos aqueles que tiverem aberto a Deus o próprio coração, durante o tempo do chamado, experimentarão grande júbilo.
 
Ainda sobre os 10 segredos, declara o Padre Francês René Laurentim, um dos grandes teólogos e mariólogos do mundo: “Os segredos têm uma função própria; eles demonstram a urgência da conversão. Seu argumento geral é conhecido: o mundo abandonou-se tranqüilamente ao pecado. Escolher viver alegremente e livremente sem Deus, sem fé e sem lei. Os dez segredos anunciam a auto destruição de um mundo que se arrumou com o seu frenético desbaratamento. O anúncio das ameaças que pairam sobre o mundo surge, portanto, de forma bastante evidente, muito relaciona com os pecados.(...) Uma situação grave motivou as visitas de Nossa Senhora a Mediugórie: o nosso mundo entregou-se despreocupadamente ao pecado, preparando assim a sua destruição.
São catástrofes que em parte parecem inevitáveis. O mundo, como qualquer organismo bem estruturado, sofre as conseqüências de seus erros. Enfim, como conseqüência de erros que a humanidade se recusa a corrigir, parece que caminhamos, inexoravelmente, para um fim previsto”.
 
A visita ao Céu, Purgatório e inferno:
 
Descreve a vidente Vicka: A Santíssima Virgem nos apareceu e nos disse: “Eu vos conduzo ao Céu”. – Pegou-me pela mão direita e pegou Jakoo pela mão esquerda, e nos levou. No Céu, vimos um grande espaço sem horizontes e uma luz que não existe sobre a terra. Homens e mulheres se moviam com vestes de cores diferentes: cinza, amarelo, rosa,... Cantavam e riam cheios de grande alegria. Sobre eles víamos Anjos voando. A Virgem nos disse: “Vede como aqueles que se encontram no Céu, vivem uma alegria maravilhosa”!
 
Depois, fomos ao Purgatório, que é um lugar onde não se vêem as pessoas. Aparece uma neblina. Tudo é de cor cinza. Entendemos que aqueles que se encontram lá, sofrem. A Virgem nos disse: “É necessário rezar por eles”.
 
Em seguida fomos ao inferno. Lá, ao centro, existe um grande fogo. Os condenados caem nesse fogo, depois saem desfigurados como animais monstruosos e ferozes. Quanto mais se afundam nesse fogo, mais blasfemam, gritam desesperados e se revoltam contra Deus. Aqueles que vivem em estado de pecado grave nesta terra, vivem já um inferno, nos disse a Virgem: Depois da morte este inferno continua. Vão para o inferno aqueles que decidem ir.
 
A Virgem nos disse ainda:
 
“Existem homens sobre a terra que pensam que a morte seja o fim de tudo, que depois não existem mais nada. É um grande erro. A morte não passa de uma passagem: depois a vida continua. É necessário preparar a passagem para a vida”.
 
Já em outra ocasião, quando Nossa Senhora mostrava o inferno a outra das videntes, Marija, ela viu que uma bela jovem morreu em pecado grave. Chegando ao inferno, transformou-se em animal horrível, monstruoso, todo deformado devido ao pecado. Viu também satanás, com uma face negra, horrorosa; cabelos longos, desgrenhados e sujos, olhos em brasa, com aspecto horrendo e repelente.
 
Com esta visão, Nossa Senhora quis chamar a atenção de todos, de que existe outra vida, onde são primados os bons e castigados os maus. O pecado deforma a imagem de Deus na alma, e a conversão lhe devolve toda a beleza. Ela adverte que a única coisa que podemos levar para a vida no Céu é a santidade.
 
Outros fatos importantes:
 
__ Nos primeiros dias das Aparições, o pároco de Mediugórie, Padre Jozo, estava com dúvidas em relação a autenticidade das manifestações, Quando estava na Igreja, rezando, pedindo a Deus que lhe mostrasse a verdade, eis que, conta ele: De repente, ouvi uma voz que me disse: “ Sai e protege os meninos”. Saí, imediatamente. Quando abri a porta da Igreja, encontrei os videntes, que me disseram: A polícia nos segue. Então os levei para a casa paroquial e os escondi num quarto, chaveando a porta. Lá, Nossa Senhora lhes apareceu e disse: “Não tenhais medo. Tereis a força de suportar qualquer coisa”. Pe. Jozo tornou-se grande defensor e divulgador, um verdadeiro apóstolo de Mediugórie.
 
__A polícia comunista, no início proibiu os devotos a se reunirem na montanha das Aparições, e manteve em prisão domiciliar os videntes.
 
__ O primeiro bispo de Mostar, após as primeiras manifestações, estava a favor, depois de ser chamado pela polícia, e ameaçado de prisão, tornou-se contra.
 
__ Uma grande luz precede a Aparição e perdura um instante, antes de desaparecer.
 
__ A voz de Nossa Senhora é melodiosa, de uma doçura indescritível. Fala croato, a língua dos videntes. 
__ Já passaram por Mediugórie mais de 50.000 padres. Cerca de 200 bispos e Cardeais. Aproximadamente 40 milhões de peregrinos lá estiveram.
 
__ Em outubro de 1998, em Mediugórie, 3.363 padres, vindos de todas as partes do mundo, concelebraram.
O Papa João Paulo II e Mediugórie
__ Em uma audiência, o bispo de Pescara – Itália perguntou ao Papa como deveria ser portar com os fiéis que iam a Mediugórie. O Papa perguntou: “O que faz o povo lá”? – Reza, se confessa e faz penitência. Finalizou o Papa: “Então deixem que o povo vá”!
__ Os bispos da Coréia almoçavam com o Papa, e Dom Ângelo Vim disse, dirigindo-se a ele: “Graças a Vossa Santidade, a Polônia pode ser libertada do comunismo”. O Papa, respondeu: “Não, não por mérito meu. É obra da Virgem como Ela afirmou em Fátima e em Mediugórie”.
__ Em um encontro com o bispo Hniliza, afirmou: “Se eu não fosse papa, já teria ido lá há muito tempo”.
__ O bispo do Novo México, Texas, Dom Patrick Flôres, numa visita ao Papa disse: “Santidade, muitos fiéis vão a Mediugórie. O que devo fazer? ”O Papa respondeu: “ Deixe que o povo vá, lá se reza”.__ Mas, me convidam para ir com eles. Finalizou o Papa: “Vá e reze por mim”.
 
__ Sobre o bispo de Mostar, contrário aos fatos, disse o Papa em 01/08/1989: “Vós deveis respeitar o bispo do lugar, pois ele responderá diante do Tribunal de Deus. Hoje o mundo está perdendo o sentido do sobrenatural, e o povo vai procurá-lo e o encontrar em Mediugórie, através da oração, penitência sacramental, jejum... Está encontrando Deus em Mediugórie ”.
 
O Papa Bento XVI e Mediugórie.
__ Em 1986, quando o bispo de Mostar foi ao Vaticano, para dizer ao Cardeal Ratzinger, responsável pela Consagração para Doutrina da fé, órgão de Santa Sé que avalia as Aparições, de que Mediugórie não era verdadeira, o hoje Papa Bento XVI, não aceitou suas simplistas considerações, e mandou a Conferência dos Bispos da Iugoslávia criar uma Comissão de estudos, tirando desse bispo a competência de decidir sobre as Aparições.
__ Quando em 1998, o bispo de Mostar voltou a fazer declarações contrárias a Mediugórie, o Vaticano emitiu uma nota, datada de 26/05/98, onde se lê: “Esta declaração deve ser considerada expressão pessoal do bispo de Mostar e de nenhum modo um juízo oficial e definitivo da Igreja”.

            Cardeais e Bispos falam sobre Mediugórie:
__ Dom Franic, arcebispo de Splist (Iugoslávia), disse:
         Também eu aprendi a rezar em Mediugórie, e lá pude compreender e desenvolver a Teologia Mística.        Todo o sacerdote deve rezar pelo menos três horas por dia; cada bispo quatro e os bispos eméritos, cinco. Reconheço a autenticidade das mensagens da Virgem Maria em Mediugórie”.
__ O Cardeal Kuharic, de Jagabria, afirmou: “Nós, os bispos da Comissão aceitamos Mediugórie como lugar de oração e como Santuário Mariano. Logo, pode-se ir a Mediugórie. É bom que se vá”.
__O Cardeal Siri, de Gênova, disse: “Eu estou observando que estes grupos de mediugórie estão renovando as paróquias, e assim a Diocese”.
__ O Cardeal Schonborn, de Viena, afirmou que se fosse contra Mediugórie, deveria fechar o seminário, porque quase todos os seminaristas que estão no seminário dele, despertaram para o sacerdócio através de Mediugórie.
__ Em 1983, voltando a falar sobre Mediugórie, Dom Franic, arcebispo de Split, disse: “Aquilo que nós, bispos da Iugoslávia, não fomos capazes de fazer em 20 anos de pregação e missões nas paróquias, está acontecendo de repente, desde quando, há dois anos, estão acontecendo os fatos de Mediugórie. Gente que não se confessa havia 30, 50 anos, retornou a Confissão, e as igrejas tornaram a encher-se. Os frutos são bons”. Em 1991, analisando a posição de alguns bispos, constatou: “Não reconhecem a voz da Mãe de Deus que propunha a paz, ou melhor, se opuseram sem descanso”.
__ Em 1990, O Cardeal Franz Koenig, de Viena, recebeu o visita do cientista Sergej Grib, de Leningrado, especialista em estudos sobre a atmosfera da terra, e pediu-lhe que fosse até Mediugórie. O cientista, porém argumentou: “Mas eu sou cristão ortodoxo....” O Cardeal insistiu: “Peço-te, vai, certamente lá terás ocasião de ver e experimentar eventos interessantes, e as próprias Aparições!” Já em Mediugórie, o cientista respondeu-lhe: “Parece-me que aqui se encontra a resposta do mundo e do povo... Estes acontecimentos são de grande ajuda para todos aqueles que procuram Deus”.
__ O Cardeal Frantisak Tomasek, arcebispo de Praga, disse: “Eu sou profundamente grato a Deus pro Mediugórie, pois estes acontecimentos são tão importantes. Penso que nós temos recebido muito de Mediugórie, através de MARIA. A oração e o jejum, a fé, a conversão e o convite à paz só podem ser de Deus!”
“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ELE amados!”

As posturas na Santa Missa




Diz o Concílio de Trento: "Se somos, forçosamente, obrigados a confessar que os fiéis não podem exercer obra mais Santa nem mais divina do que este Mistério terrível, no qual a Hóstia vivificadora, que nos reconciliou com Deus Pai, é, todos os dias, imolada pelos sacerdotes, parece bastante claro que devemos ter muito cuidado para fazer esta ação com grande pureza de coração e com a maior devoção exterior possível".

Os primeiros cristãos nos deram admiráveis exemplos a este respeito. Segundo o testemunho de S. João Crisóstomo, ao entrar na Igreja, beijavam, humildemente, o assoalho e guardavam, durante a Santa Missa, tal recolhimento que se julgava estar em lugar deserto.

Era de observar o preceito da liturgia de S. Tiago: "Todos devem se conservar no silêncio, no temor, no medo e no esquecimento das coisas terrestres, quando o Rei dos reis, Nosso Senhor Jesus Cristo, vem imolar-se e dar-se em alimento aos fiéis".

São Martinho conformou-se, exatamente, com esta recomendação. Nunca se sentava na igreja; de joelhos, ou em pé, orava com ar compenetrado de um santo assombro. Quando lhe perguntavam pela razão desta atitude, costumava dizer: "Como não temeria, visto que me acho em presença do Senhor?".

Ora, se o próprio Jesus expulsou, a chicote, os profanadores do templo, como tratará os cristãos audaciosos?

- Sobre conversas vãs durante a Missa:

Não é proibido responder a uma pergunta útil nem dizer uma palavra necessária; é proibido, conversar coisas inúteis, fazer observações sobre o próximo, saudar-se mutuamente, como se estivesse na rua, e outras coisas semelhantes que impedem seguir, atentamente, a Santa Missa.

Jesus Cristo nos preveniu: "Os homens darão conta, no dia do Juízo, de toda palavra ociosa" (Mt. 12, 36). Ora, haverá palavras mais inúteis do que as proferidas durante o tremendo Mistério do Altar?

São Crisóstomo opina que os que falam e riem, durante a Santa Missa, merecem ser fulminados na Igreja. Com esta ameaça, o santo Doutor aponta também os que, por direito e dever, deveriam impedir as irreverências: os pais que não repreendem nem corrigem os filhos dissipados; os mestres e amos que não vigiam a atitude de seus alunos e criados.

- A melhor posição durante a Missa:

São Paulo nos convida, quando diz que, "ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos infernos" (Fl. 2, 10). Com mais razão ainda, devemos guardar esta atitude durante a presença real do divino Salvador, isto é, desde a elevação até a Comunhão.

Muitas pessoas, homens sobretudo, têm o mau costume de ficar em pé durante toda Missa; apenas inclinam-se à consagração para levantar-se logo depois, como se Jesus não estivesse presente.

Quem não puder permanecer de joelhos durante toda a Missa, poderia ficar em pé até o momento da consagração e depois da Comunhão. A presença real de Nosso Senhor torna também inconveniente o costume de muitas pessoas de sentarem-se, sem motivo de força maior, imediatamente depois da elevação. Se estivessem na presença dos grandes da terra, em alguma reunião mundana, a força não lhes faltaria, mesmo para tomar atitudes muito mais penosas do que a de estar de joelhos!

- A modéstia dentro e fora da Igreja:

As senhoras e moças que vão à Missa vestidas à última moda, às vezes bastante indecente para lugar tão santo. Estas pessoas não medem a imensa dívida que contraem para com Deus. O luxo é como um archote que acende desejos ilícitos até no coração dos justos; que fogo não acenderá nos levianos e impuros! As pessoas adornadas com tanto cuidado são sempre perigosas: desviam do altar a atenção dos homens e são a causa de distrações e pensamentos criminosos. Quem prepara o veneno comete um pecado mortal, mesmo que não o tome aquele a quem é destinado; o mesmo acontece com estas pessoas: pecam pelo único fato de expor os outros à tentação. Sua falta é ainda mais escandalosa, quando assim se apresentam na Santa Missa. Como responderão por suas vítimas no dia do Juízo? Acrescenta a isso que são uma ocasião de pecado para outras senhoras, a quem servem de figurinos de imitação.

Será, porém, na hora da morte, principalmente, que experimentarás quanto o Senhor é bom para os que honram os sagrados Mistérios do Altar, ao passo que os indiferentes e tíbios meditarão, num amargo, mas inútil arrependimento, o prejuízo que fizeram a seus interesses eternos.

- Por fim o que diziam os Santos sobre a Santa Missa:
"Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece participar devotamente de uma só Missa, do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a Terra." (São Bernardo)

"Eis o meio mais adequado para assistir com fruto a Santa Missa: consiste em irdes à igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes diante do altar como o faríeis diante do Trono de Deus, em companhia dos santos anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos." (São Leonardo de Porto Maurício)

"Como nós devemos ouvir a Santa Missa?. - Como a assistiam a Santa Virgem Maria e as Santas mulheres. Como São João assistiu ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrificio sangrento da cruz." (São Pio de Pietrelcina)



Fonte:

O MILAGRE EUCARÍSTICO DE LACIANO


 



 
    Na antiga cidade de Lanciano na Itália; um povoado antiquíssimo que significa do primitivo Anxa para Anxia, Anxanum, Ansanum, Anciano (que significa precisamente "ancião", "velho"); conserva nos últimos doze séculos o primeiro e maior Milagre Eucarístico da Igreja Católica.
    Esse Prodígio aconteceu no oitavo século de nossa era, por causa da dúvida de um Monge basiliano sobre a presença Real de Jesus na Eucaristia.

 
      HISTÓRICO:
 
Por volta do ano 700, depois de Cristo, na cidade italiana de Lanciano, viviam no mosteiro de S. Legoziano os Monges de S. Basílio e entre eles havia um que acreditava mais na sua cultura mundana do que nas coisas de Deus. Sua fé parecia vacilante, tinha dúvida de que a hóstia consagrada fosse o verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho o Seu verdadeiro Sangue...
 
Certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela sua dúvida, após proferir as palavras da Consagração, ele viu a hóstia converter-se em Carne viva e o vinho em Sangue vivo. Sentiu-se confuso e dominado pelo temor, diante de tão espantoso milagre, permanecendo longo tempo transportado a um êxtase verdadeiramente sobrenatural. Até que, em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:
 
"Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar-se neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Vinde, irmãos, e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!"
 
A estas palavras as testemunhas se precipitaram para o altar e começaram também a chorar e  pedir misericórdia. Logo a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o Monge num novo Tomé.
 
A Hóstia-Carne, como hoje se observa muito bem, tem o tamanho da hóstia grande atualmente em uso na Igreja Latina. É ligeiramente escura e quando olhada contra a luz adquire um colorido róseo.
 
O Sangue está coagulado em cinco glóbulos irregulares e diferentes um do outro em sua forma e tamanho tem cor de terra tendente ao ocre. Desde 1713 a Carne está conservada num artístico Ostensório de Prata, finamente cinzelado, estilo napolitano. O Sangue está contido numa rica e antiga ampola de cristal de rocha.
 
Os Frades Menores Conventuais custodiam o Milagre desde 1252, por determinação do Bispo de Chieti, Laudulfo, e por Bula Pontifícia de 12.05.1252. Antes disso, executavam essa tarefa os Monges Basilianos até 1176 e os Beneditinos de 1176 a 1252.
 
Em 1258 os Franciscanos construíram o Santuário atual que em 1700 sofreu uma transformação do estilo românico-gótico para o barroco.

 
   A ANÁLISE CIENTÍFICA.



Na primeira figura, à direita, (Eosine x 200) vemos o aspecto histological total de uma amostra da Carne com fibras, com a mesma  orientação longitudinal que ocorre nas camadas de superfície exteriores do coração.



 
Na segunda figura, (Mallory x 250), vemos algo que pode ser, muito próximo, a uma filial do nervo vagal.

 


Na terceira figura, (Mallory x 400) evidencia-se do aspecto "áspero" do endocárdio.
 




Na quarta figura, vemos quatro mini-figuras que exibem os testes reativos que comprovam que o sangue pertence ao grupo AB.
 






Nesta figura, atesta-se o teste padrão "electro-phoretic" de proteínas do sangue (fotômetro de Cromoscan). Comprova que o sangue está vivo (fresco)!




Aos vários reconhecimentos eclesiásticos, feitos em fins de 1574, seguem-se em 1970-1971 - e retomados em 1981 - os reconhecimentos científicos, executados pelo prof. Edoardo Luioli (livre docente em Anatomia e Istologia Patológica e em Química e Microscopia Clínica), coadjuvado pelo prof. Ruggero Berteli da (Universidade de Siena).
 
As análises, procedidas com absoluto rigor científico e documental de uma série de fotografias ao microscópio, deram estes resultados:

 - A Carne é carne verdadeira. O Sangue é sangue verdadeiro.
 - A Carne e o Sangue pertencem a espécie humana.
 - A Carne pertence ao Coração em sua estrutura essencial.
 - Na Carne estão presentes, em secções, o miocárdio, o endocárdio, o nervo vago e,  - pela expressiva espessura do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo.
 - A Carne e o Sangue pertencem ao mesmo grupo sanguíneo AB. (*)
 - No Sangue foram encontradas as proteínas normalmente existentes e nas proporções percentuais idênticas às encontradas no sangue normal fresco.
 - No Sangue foram encontrados também os minerais cloro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio.
 - A conservação da Carne e do Sangue miraculosos, deixados em estado natural durante doze séculos e expostos aos agentes físicos, atmosféricos e biológicos constitui um Fenômeno Extraordinário.
 
    Outro detalhe inexplicável: pesando-se as pedrinhas de sangue coagulado (e todos são de tamanhos diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco pedrinhas juntas! Deus parece brincar com o peso normal dos objetos.
E antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado das pesquisas, realizadas em Arezzo, os Doutores Linoli e Bertelli enviaram aos Frades um telegrama nos seguintes termos:
        
         " Et Verbum caro factum est" = "E o Verbo se fez Carne!"

         Concluindo, pode-se dizer que a Ciência, chamada a manifestar-se, deu uma resposta segura e definitiva a respeito da autenticidade do Milagre Eucarístico de Lanciano.
 
(*) Mesmo tipo sangüíneo encontrado na análise do Santo Sudário de Turim.

(FONTE:BLOG-CATOLICOS TRADICIONAIS)