segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entrevista com Pe.Vitor(Reitor do Santuário Santa Luzia) parte II

FDR: Padre Victor,e a Espiritualidade no Santuário...

Pe.victor: O Santuário vive a espiritualidade das CEB'S,através de estudos em grupos e do projeto paroquial ORAI SEM CESSAR(que são grupos de familias que se reunem umas com as outras para rezarem o terço e partilharem a palavra);no santuário há também Adorações ao Santíssimo diáriamente às 17:30 hs e às sextas das 6:00hs da manhã até as 18:00hs;Além dos movimentos que somam forças à nossa espiritualidade como a Legião de Maria,Rcc e os Leigos Dehonianos.

FDR: Atualmente,nossa diocese esta vivendo um projeto de evangelização missionaria chamado SANTAS MISSÕES POPULARES,conte-nos um pouco sobre esse projeto.
Pe.Victor:
As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje. “O nosso batismo nos põe em movimento. A nossa vida é para ser gasta em direção dos outros: Ide pelo mundo inteiro...”

SANTAS
  • Porque são inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando “uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade”.
  • Porque é um tempo de graça, “tempo favorável por excelência, o dia da salvação” (2Cor 6,2).
MISSÕES

  • Porque é um tempo de andar, de sair, de ser enviado. Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo “Caminho, Verdade e Vida”.
  • Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação.
  • A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24 ).
POPULARES
  • Porque acontecem no meio do povo e com o povo e a partir de sua realidade, de seus anseios e clamores.
  • Porque o povo, a comunidade local, formada de homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão.
Porque são todos convidados à conversão de vida e para a transformação da realidade segundo a opção e proposta de Jesus no Sermão da Montanha.
Nosso Santuário vive juntamente com toda a Diocese( VIANA) um período de 4 anos de santas missões,que já vem desde 2010 e vai até 2014.
FDR: Padre,este ano o santuário apresentou à comunidade luziense o ARRAIAL DO SANTUÁRIO e o BOI DA LUZ.Como surgiu a idéia destes projetos?
Pe.Victor:Chegando em Santa Luzia,conversando com algumas pessoas,ouvi comentarios sobre como as festividades da cidade estavam violentas e que ja não tinham mais a mesma essencia da diversão sadia.Então nós,padres e frateres,pensamos nisso junto as lideranças da igreja e decidimos criar o ARRAIÁ DO SANTUÁRIO,visando valorizar mais a cultura maranhense e unir as festividades juninas ao aniversário do Santuário(22/06). Daí,surgiu o projeto do Boi da Luz que reflete a identidade da cultura maranhense.
O Arraial do Santuário vem resgatar a alegria das festividades juninas.hoje no boi da Luz temos até pessoas de outras denominações cristãs unidos como se devem ser os verdadeiros servos de cristo!

Um comentário: